sábado, 31 de julho de 2010

Prof.Maria Antonia.


Candidata da Semana Prof. Maria Antonia.
Nome: Maria Antonia Rodrigues Magalhães.
Partido: Partido Trabalhista do Brasil - PT do B - (70).
Número: 70180.
Profissão: Servidora Pública Civil Aposentada.
Naturalidade: Unaí – MG.




GAMA POLÍTICO - O que a senhora pretende fazer para melhorar a imagem do legislativo, que está hoje tão denegrida por tantos escândalos?

Maria Antonia - Legislar com honestidade, com sabedoria tentando dar ao povo aquela confiança que em mim foi creditada. Sabemos que não é fácil, pois Brasília passa por um momento muito difícil e nós como parlamentares, que com a ajuda de Jesus vamos chegar lá, nós temos um compromisso com Brasília, que é o de resgatar a credibilidade da Câmara Legislativa, pois Brasília como capital do País tem que ser uma vitrine exemplar para todo o restante do Brasil, e esta vitrine deve ter pessoas comprometidas com as causas sociais e com o povo.

GAMA POLÍTICO - O gama hoje está sofrendo um boom imobiliário, Como a senhora pode analisar essa perspectiva a respeito de empregos, infra-estrutura de um modo geral já que a cidade começa um crescimento vertical?

Maria Antonia - Vejo com muito entusiasmo, pois já era tempo, nós do Gama fomos prejudicados por muitos anos por alguns políticos que trancaram em suas gavetas o PDL, e a nossa luta foi uma luta de vários anos tudo isso com a união da sociedade organizada gamense conseguimos trazer isso a tona e com a chegada do PDL nossa cidade está se tornando uma cidade maravilhosa que está perdendo aquela característica de cidade interiorana, de cidade dormitório para se transformar na melhor cidade do Distrito Federal, porém temos que estar preparados para receber estes novos moradores, afinal segundo estudos dentro de aproximadamente dez anos estaremos com cerca de 400mil moradores. Hoje o Gama pode eleger cerca de 15 deputados e se viesse a eleger três e estes fossem comprometidos com o desenvolvimento da cidade, com a qualidade de vida em nossa cidade e não estivessem preocupados em fazer patrimônio seria tudo mais fácil. E a política hoje mudou quem estiver pensando em ficar rico de forma ilícita com a política desista agora, porque graças a Deus tudo isso que passamos e ainda estamos passando serviu para analisar o contexto e repensarmos nossas decisões, e não adianta se você não nasceu para ajudar os humildes, se você não nasceu para fazer política desista! O Gama tem potencial para ser uma grande cidade, porém tem que repensar, por exemplo, pontos como as vias públicas, se há um incêndio nos prédios, por exemplo, próximos ao colégio JK durante o horário de pico o bombeiro só consegue chegar lá de helicóptero e isso acontece por falta de vontade política, pois eu como presidente do conselho de segurança do Gama que fiz todo o estudo urbanístico de nossa cidade sei que bastariam pequenas medidas para desafogar o trânsito em pontos críticos de nossa cidade. Um grande amigo estudioso gamense Ariomar tem me ajudado a fazer um estudo para melhorar os problemas urbanísticos de nossa cidade, afinal não podemos retirar os moradores de suas casas para passar pistas no lugar, nós temos é que fazer estudos para melhorar aquilo, por exemplo, as duas pistas para sair do Gama, é a única avenida e precisa ser reformulada e eu sei disso, pois eu mesma fiz este estudo. Nossa cidade tem que buscar a qualidade de vida para todos e eu tenho o orgulho de dizer que sou a madrinha do PRO-DF do Gama, nó próprio jornal local no ano de 2006 há uma manchete em que presidentes de instituições afirmam que “A Professora Maria Antonia é a mãe do PRO-DF” e mãe não abandona seus filhos e eu tenho fé em Deus que ele voltará para as mãos da mãe dele e vamos fazer grades estudos para trazer empresas que gerem emprego e renda para tirar nossos jovens da ociosidade, por exemplo, a UNB no Gama tem uma parcela de meu trabalho ali, e eu como educadora tinha que ter esse comprometimento com a educação, na época fui chamada de louca, mas hoje olha ai concretizado, e estamos trazendo escolas técnicas para o Gama escolas técnicas graças ao governo federal o qual me orgulho de dizer que sou fã do Lula por tudo que ele tem feito pelo nosso País eu diria que o Lula é a própria inclusão social e esta também é a minha bandeira de luta e só se faz inclusão social gerando emprego e renda. Um de meus grandes projetos é a criação de um centro de recuperação para dependentes químicos, pois esse hoje é um sofredor e a família sofre muito mais e com fé em Deus eu vou concretizar este sonho de criar este centro.E é esse crescimento vertical que tanto sonhamos que os deputados estavam nos devendo e eu quero estar fazendo parte desse contexto de forma positiva, estudando nossa cidade estar lutando por nossa cidade afinal tudo que eu tenho hoje eu conquistei dentro do Gama e eu quero legislar por Brasília mas especialmente pelo Gama.

GAMA POLÍTICO - Asfalto de qualidade nas ruas, lazer, saúde transporte e segurança são hoje as principais reivindicações do povo gamense, estes problemas estão na sua agenda governamental? Como a senhora pretende fiscalizar e apresentar projetos para que haja melhorias significativas nessas áreas?

Maria Antonia - Um governante que não tem em sua agenda governamental pontos tão importantes para a população como estes ele não é um governante. O centro do Gama hoje na questão do asfalto está lindo só precisa ser mantido, porém nas entre quadras dos outros setores do Gama o asfalto é precário velho e esburacado. Eu tenho um sonho para melhorar o lazer de nossa cidade, todos podem rir porém eu vejo que há possibilidades e inclusive já fiz estudos que é a construção de um lago artificial perto do abandonado parque da  prainha e há estrutura para tal construção pois ali é um manancial e com a construção de uma barragem o lago se tornaria viável, e seria maravilhoso para nossa cidade e para Santa Maria, por que não fazer se temos estrutura física e a natureza nos deu aquele manancial? Isto iria valorizar as chácaras próximas aquecendo um possível comércio seria o novo point do Gama, e eu tenho estudos que possibilitam tal construção e tenho fé em Deus que vou concretizar isto. Hoje nós não temos nada, nem mesmo o cinema temos mais nem o cine itapuã e muito menos o do Gama shopping, eu promovi a sexta semana jurídica no Gama com excelentes palestrantes só que não tinha um local apropriado como, por exemplo, o cinema que está interditado tal fato deixou os alunos na mão. A falta de lazer acaba gerando outro problema no Gama que é a segurança e eu como precursora dos conselhos de segurança no Distrito Federal e eu conheço este assunto e sei que posso ajudar nossa cidade, por exemplo, os projetos Picasso não pichava e esporte a meia noite eu os trouxe para o Gama e tais projetos refletiram fortemente na melhora da segurança no Gama, pois lá eles encontravam lazer, educação e principalmente alimentação e isso é inclusão social! E aqui aproveito para mandar um abraço para meus amigos da quadra 50 do leste que eram os que mais freqüentavam este projeto, e inclusive eu estive lá há pouco tempo e eles me cobraram a volta deste projeto e com fé em Jesus cristo eu vou trazer de volta este projeto. Além disso, por que não transformar este espaço imenso em frente ao estádio em um espaço para os jovens? Shows com artistas da cidade, teatro e etc. tudo isso durante o final de semana sextas e sábados por exemplo. Tudo isso é papel da secretaria de cultura,esporte e lazer , porém não vem sendo aplicado.E pensando nos jovens eu trouxe também programas como DF DIGITAL que hoje é aplicado em várias partes de nossa cidade, e também há inclusão da terceira idade na era digital, com cursos específicos para a terceira idade e isso ajuda na independência digitais destes cidadãos, inclusive já tem meninas da terceira idade namorando pela webcam! A saúde do DF está na UTI e para melhorar este quadro as propostas do governador Joaquim Roriz e de seu vice Jofran Frejat são o que há de melhor para o DF neste âmbito, pois o pai da saúde no DF chama-se Jofran Frejat, afinal após Frejat o que avançou na saúde do DF?Quase nada! Existe hoje um compromisso do governador Roriz de dar maior atenção a saúde e eu como deputada se Deus quiser vou apoiar seus projetos principalmente os projetos para a cidade do Gama, por exemplo, transformar os postos de saúde em postos 24 horas com médicos e ambulâncias a disposição e em casos mais graves já encaminhar o paciente com a triagem feita dispensando as filas, pois é horrível você com febre, com muita dor naquele banco gelado de hospital por horas e esse é o quadro da saúde no DF, o ideal par o legislativo fiscalizar este quadro é o deputado acompanhar a população de perto andando de ônibus, indo aos hospitais, não como deputado, mas como um cidadão comum e fazer valer as leis e o dever dos deputados distritais é fiscalizar e aqui faço um apelo aos eleitores, não vote por que sou seu amigo ou porque sou isso ou aquilo vote bem, veja se o seu candidato tem pelo menos uma formação acadêmica, é inadmissível um deputado que vai fazer leis uma pessoa que nem segundo grau tenha, a democracia existe mais não se pode botar lá alguém despreparado, pois é muita responsabilidade, ele tem que saber o que é constitucional e inconstitucional, eu não posso enganar o povo falar para um policial que irei dar aumento, eu não posso isso é função do executivo não do legislador tem que haver uma seleção dos candidatos e eu acredito que o eleitor vai fazer a escolha certa.

GAMA POLÍTICO - O que levou a senhora a tomar a decisão de concorrer a uma vaga de deputado na câmara distrital?

Maria Antonia - A vontade de mudar Brasília, a vontade de mudar a minha cidade, a preocupação com meus filhos, com meus netos, com os jovens do Gama e do DF, ou seja, a vontade de uma renovação e eu me acho com condições, eu me sinto preparada para realizar essa mudança, pois tenho formação acadêmica, tenho vivencia por que já fiz muito e quem fez continuará fazendo.

GAMA POLÍTICO - O que o povo gamense pode esperar da senhora como deputado se vier a ser eleita?

Maria Antonia - Luta pela nossa cidade pode esperar o melhor para nossa cidade, as pessoas do Gama boa parte me conhece e sabe do meu compromisso em fazer do Gama uma cidade melhor e mais digna e nesse momento em que o Gama passa por uma transformação mais que nunca precisa de uma pessoa centrada, focada nos problemas que nos espera, por exemplo, transporte que hoje é precário, precisamos de coisa melhor, podemos e devemos trazer o metrô, ou seja, nos temos que pensar numa cidade melhor, e a única forma de conseguirmos isso é através de projetos, de emendas de leis e eu estou preparada para ajudar a minha cidade e para transformar este cenário atual e eu não vou legislar sozinha se Deus quiser vou chegar lá e vou legislar ouvindo o povo vou me reunir com a comunidade, com os grupos organizados, o Lions, Rotary, Maçonaria e grupos organizados e definir com a ajuda de todos nossas prioridades e assim legislar com parceria e trabalhar junto com a comunidade.

GAMA POLÍTICO - O que a senhora pensa da transparência de gastos?Como pretende trabalhar isto em sua campanha e em um possível mandato?

Maria Antonia - -Eu acho que a transparecia é muito importante, pois quem não deve não teme, eu sou a favor da transparência, a minha campanha é baseada na amizade, pois sou professora e não tenho como acumular dinheiro e muito menos como gastar milhões com campanha, conto com o voluntariado unicamente, porém não quero vender meu mandato, por isso peço a todos os meus amigos que me ajudem sem pedir, ou cobrar, pois eu não tenho riquezas e o meu mandato que com fé em Jesus vamos chegar lá vai ser levado de forma transparente e junto com a população definindo prioridades e assim adquirindo a confiança da população.

GAMA POLÍTICO - Os jovens hoje, apesar de terem um papel fundamental na sociedade, estão à mercê da própria sorte e expostos a riscos. Como deveria, na sua concepção, ser feita a inclusão dos jovens no mercado de trabalho?

Maria Antonia - Através dos cursos profissionalizantes, e eu como vice-presidente da força sindical luto pela redução da jornada de trabalho para assim aumentar as vagas no mercado de trabalho e assim serem preenchidas por jovens, nos temos que acabar também com a terceirização do serviço público a exemplo o hospital de Santa Maria as merendeiras das escolas do Gama para assim gerar novos postos de trabalho no setor público para os jovens, pois essa terceirização me cheira mal, cheira a falcatrua. Conseguimos a escola técnica graças ao governo federal e hoje eu sou fã do governo Lula, pois conseguiu mais de 300 escolas técnicas no Brasil e o Gama ganhou uma ali na saída do Gama, será uma maravilha para todos e assim você terá como trabalhar para pagar uma faculdade.Hoje se fala que no Brasil não tem emprego, mas tem sim o que está em falta é a mão de obra qualificada mas essa realidade esta mudando cada vez mais e a saída é a qualificação.

GAMA POLÍTICO - As opções de lazer e compras de regiões do entorno próximas a nossa cidade tem se desenvolvido em ritmo acelerado atraindo grandes empresas e investimentos para a cidade, como por exemplo, shoppings, cinemas, e grandes redes de fast-food, o mesmo não ocorre na cidade do Gama que acabou estagnada e perdendo a oportunidade de gerar novos empregos. Como você trabalharia no intuito de atrair novas empresas e indústrias principalmente do ramo de lazer e entretenimento com foco na geração de emprego e renda?

Maria Antonia - As coisas boas têm que ser copiadas, e temos que nos espelhar neste caso em nossos vizinhos, por exemplo, o Valparaíso que vem se desenvolvendo muito, porém para nós aqui no DF é mais difícil, pois o motivo dos empresários estarem indo para o Goiás é a questão dos impostos que são muito mais baixos, a localização é boa e também a proximidade do porto seco. Já nós do Gama estamos carentes disso e temos apenas pequenas empresas no ramo em nossa cidade, nosso jovens tem que sair da cidade quando querem ir a algum local com mais opções, e com esses novos moradores que virão em breve nós precisaremos atrair estes investidores, através de incentivos fiscais, de programas para o primeiro emprego do jovem de nossa cidade nessas empresas que viram , tudo isso em troca de beneficies tributarias não só para jovens mas também para ex-presidiários e ex-dependentes químicos.E hoje cabe a nossos empresários que dominam o Gama esse pequeno grupo estar dando oportunidade para a cidade crescer, e cabe a nós colocar na câmara legisladores que não pensem em si próprios mas na população.

GAMA POLÍTICO - Será que podemos almejar status de cidade desenvolvida como Taguatinga e Ceilândia onde foram implantados programas como o PRO-DF que melhoraram o comercio e a indústria local, será que podemos esperar algo do tipo?

Maria Antonia - Claro! Porque não? Só depende de nós mesmos, basta acabar com esta política provinciana de elegermos o compadre ou alguém que nos fez favor nós não vamos mudar, temos que abrir a nossa mente e lembrarmos que temos que colocar pessoas com competência e sabedoria no governo. Os empresários do ramo da panificação em nossa cidade tem se destacado demais, hoje há padarias lindas a nível de plano piloto, começamos por ai e agora todo o comércio gamense tem que mudar para melhor, se aprimorar para atender bem e com qualidade a população, hoje temos também que criar um setor para as escolas, no intuito de desafogar o transito no centro da cidade.

Gama Político - o que a senhora pensa sobre os altos custos de um gabinete?

Maria Antonia - Desde que ele seja bem aproveitado e gerido com transparência não vejo problema, pois, por exemplo, eu preciso de uma assessoria de advogados, economistas, cientistas políticos na minha gestão para gerir com qualidade e os mesmos têm que ser bem remunerados. Então se usado com sabedoria e transparecia eu sou a favor.

4 comentários:

  1. É de pessoas com esse pensamento que precisamos colocar lá para nos representar! Analisei varios candidatos e a Sra Professora Maria Antonia é a unica que me parece verdaeira e confiante! Vou dar credito a vc e espero que faça o melhor por nossa sociedade!

    ResponderExcluir
  2. È isso que as pessoas devem analizar antes de dar o seu voto, Veja essa candidata: firmezas em suas respostas, sem demagogia e verdadeira em seus ideiais. Tem meu voto e parabéns!!!
    KK

    ResponderExcluir
  3. Tomara que este ano todos pensem antes de votar, sei que meu voto é "super" valorizado, e não irei dá-lo a qualquer um....quero alguém que de FATO SAIBA PRA QUÊ SERVE A CAMERA LEGISLATIVA DO DF.
    Ela merece minha confiânça!

    Social Sempre!

    ResponderExcluir

Sua cidade agradece!