Você sabia que pode dar pitaco e ajudar a decidir como e onde o Governo do Distrito Federal investe o dinheiro que pagamos através de impostos? Através do Orçamento Participativo isso é possível, este tipo de prática é de certa forma uma marca de governos do PT e trata-se de um mecanismo governamental que permite aos cidadãos participarem de forma ativa nas decisões sobre os orçamentos públicos, por meio de processos de participação da comunidade. Esses processos contam com Plenárias de Base, Fóruns de Delegados para a escolha de prioridades e um Conselho para a relação direta com o governo.
O Orçamento Participativo rompe com o estigma do eleitor de só participar do processo político na hora do voto, e sem seguida deixar aqueles que elegeram fazerem o que bem entendem, neste modelo o eleitor participa ativamente do processo decisório e pode assim defender de forma efetiva os anseios de sua comunidade.
Para exercer esse direito basta ser maior de 16 anos, ir ao local indicado na sua cidade, preencher a lista de presença e participar do debate.
Participe, suas ideias podem melhorar a sua vida e de toda a população do DF! Postarei aqui quando ouverem plenárias no Gama! Mais informações no site da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal (SEPLAG) www.seplag.df.gov.br .